Em tempos espalhado por todo o Sudoeste da Sibéria, Coreia, Japão e Nordeste da China, o íbis-de-crista (Nipponia nippon) sofreu um enorme declínio durante o século XX. A principal razão para este facto é a destruição dos seus habitats. Nos locais onde se encontram as suas necessidades entraram em conflito com as da população humana.
Esta ave necessita de viver em áreas com árvores e próximo de habitats húmidos. Os madeireiros destruíram muitos destes habitats, como florestas de pinheiros.
Os agricultores começaram a usar pesticidas nos campos de arroz. Estes costumavam ser habituais fontes de alimento para esta ave aquática.
Outros habitats onde estas aves se alimentam tiveram um destino semelhante com a entrada da poluição nos sistemas aquíferos de algumas regiões.
Envenenadas, as aves sobreviventes passaram a dispor de pouco alimento e ficaram sem locais para nidificar. As populações tentaram sobreviver mas foram morrendo progressivamente. No Japão foram considerados extintos e na China chegaram a ser apenas sete animais.
O Homem tem de aprender a ter mais consideração pela vida selvagem e pelo ambiente. Felizmente, na China, devido a programas de conservação da espécie, hoje existem mais de 1.000 animais a viver em liberdade.
Sem comentários:
Enviar um comentário