Já ouviram falar do ornitorrinco?
O ornitorrinco (Ornithrbynchus Anatinus) habita em rios e lagos de água doce e em túneis subterrâneos que escava no solo. È um animal com bico de pato, pelo, cauda achatada e patas com membranas. Possui ferrões nas patas e quando os utiliza causam uma dor insuportável. É carnívoro e alimenta-se de insectos, vermes e crustáceos de água doce, tendo o corpo adaptada para uma vida aquática ou terrestre.
O ornitorrinco é, no entanto, um mamífero diferente dos restantes: é o único mamífero que põe ovos, não sendo um animal vivíparo; as fêmeas não têm mamilos mas tem glândulas mamárias, pelos que as crias sugam o leite materno através dos poros existentes na pelagem da barriga; dentro dos ovos as crias possuem um dente na ponta do bico que serve para perfurar a casca e que cai pouco depois do nascimento.
Tal como os outros mamíferos o ornitorrinco tem sangue quente. Consegue aguentar cerca de cinco minutos debaixo de água, os olhos e as narinas quando mergulham ficam protegidas por uma espécie de bolsa, que faz com que fiquem surdos e cegos, orientando-se com o bico, que é muito sensível.
É uma animal curioso, não é? E engraçado...
Infelizmente está em vias de extinção, devido à poluição das águas dos rios e dos lagos, que destrói o seu habitat.
Infelizmente está em vias de extinção, devido à poluição das águas dos rios e dos lagos, que destrói o seu habitat.
Sem comentários:
Enviar um comentário